Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em um condomínio residencial em Itupeva, esta casa possui 182 m², em um terreno que mede 10 por 25 metros.
O partido para este projeto, foi de uma Arquitetura limpa, sem excessos, sem detalhes ou revestimentos supérfluos, seguindo os preceitos do design minimalista, onde menos é sempre mais, evidenciando a pureza dos seus volumes e suas linhas retas.
A volumetria é imponente na paisagem, seus volumes sobrepostos, são como dois prismas, branco e cinza. A cor mais escura na parte de baixo dá a sensação de soltar o volume superior, deixando o conjunto mais leve.
Outro ponto chave para o projeto foi a implantação da casa, aproveitando a melhor insolação e ventilação natural para cada espaço.
A iluminação e ventilação naturais se dão através de grandes aberturas, de modo que durante todo o dia não seja necessário utilizar luz artificial, e também para minimizar o uso de ar condicionado no Verão. As aberturas envidraçadas contribuem também para a composição de suas fachadas.
O projeto foi modulado de modo que a casa pudesse ser construída usando o sistema de alvenaria estrutural de blocos cerâmicos, para proporcionar uma obra mais econômica e rápida. Respeitamos no projeto os vãos máximos e mínimos que este tipo de sistema construtivo demanda, de modo a ter o melhor aproveitamento dos blocos. Na churrasqueira, um piloti sustenta o terraço superior, dando a leveza e o diferencial que a estrutura precisava.
Setorização
No térreo, sala de estar e cozinha formam um ambiente único, proporcionando amplitude e um dinamismo maior ao espaço. O espaço de lazer que contém uma churrasqueira também é integrado à cozinha, separados apenas por painéis de vidro de correr. Estes ambientes podem ser totalmente abertos ao jardim, criando uma extensão da casa para o exterior, liberando a visão para o lado de fora. Pensamos que a vida moderna pede estes espaços sociais mais integrados, de modo que se possa haver uma interação maior dos moradores com a casa, um aproveitamento melhor dos espaços, e não ambientes compartimentados e isolados (que ao nosso ver também proporcionam o isolamento das pessoas).
As áreas de serviços (lavabo, lavanderia, pequena despensa, depósito e casa de gás) estão dispostos no lado esquerdo da casa, na insolação Oeste. A área social está voltada para a insolação Leste, sol da manhã. O quintal dos fundos e o terraço do quarto do casal recebem sol o dia todo, pois estão voltados para Norte.
No pavimento superior, os dois quartos dos filhos compartilham o mesmo banheiro (sistema de suíte canadense), para poupar espaço e dinamizar o uso: enquanto um filho está usando o lavatório, o outro pode estar tomando banho ao mesmo tempo, pois existe outra porta que isola vaso sanitário e chuveiro da bancada do lavatório. Estes quartos e banheiro ficam voltados para o Sol da manhã. O quarto do casal recebe insolação Norte e Leste, e possui um terraço amplo que proporciona uma bela vista do entorno e da Serra do Japy, pontos cruciais para a escolha da posição destes ambientes. Os outros quartos também têm o privilégio dessa mesma vista!
Logo que se chega no pavimento superior pela escada, há o espaço de um pequeno home office.